Pois é,eu sou tímida.Nem todo mundo acredita,outros têm certeza absoluta.Mas eu sou.E até muito.

Só que, ao contrário do que muita gente pensa, tímidos não são seres isolados do mundo que não falam com absolutamente ninguém.Nós falamos sim.Mas enquanto outras pessoas falam com estranhos tranquilamente,nós temos o nosso tempo até no sentirmos confortáveis pra conversar.Mas se você perguntar aos nossos amigos,eles falarão que somos até tagarelas demais.

O problema é que nem todo mundo sabe ou respeita esse tempo só nosso.Somos tachados de metidos,mal-educados,blasés,chatos,anti-sociais e etc.Mas ninguém pára pra pensar que na maioria das vezes,é só timidez mesmo.

Chato mesmo é que coisas comuns que todo mundo faz todo dia viram um pesadelo pra gente tímida.Apresentar trabalho, entrar em lugares cheios de gente , enfrentar qualquer tipo de multidão , conhecer gente nova,reuniões com a própria família,falar no telefone,etc.

Além disso,existem distúrbios decorrentes do excesso de timidez,como fobia social e depressão,que dificultam ainda mais a vida dos encabulados.Em casos como esses,o mais indicado é  procurar ajuda psicológica e psquiátrica, para evitar situações como isolamento total do paciente.

E não,não adianta dizer que é ‘besteira’ ser tímido, que você simplesmente vai acordar um dia e ser o extrovertido da turma.Ok,as coisas podem sim mudar.Com o tempo todos aprendemos a melhor forma de viver e nos relacionarmos com as pessoas sem que seja tão difícil.E sim,talvez um dia você realmente vire o ‘amigão de todo mundo’,o ‘palhaço’,’o mais extrovertido de todos’ e etc.E tem algumas coisas que realmente podem ajudar.

Tipo internet,onde todo mundo é igual e ‘aparentemente’ você pode fazer o que quiser.A verdade é que todo tímido adooooora uma rede social.Irônico,né? Mas é que aqui é tão mais fácil falar o que quiser,se expressar e se comunicar.

Se você observar bem,os melhores blogs geralmente são de pessoas tímidas,que se dedicam muito a esse espaço para poderem se expressar.

Falando em expressão,os tímidos estão por todos os setores das artes : música,teatro,cinema,pintura,literatura.Porque né,se a gente não consegue falar,temos que encontrar outra válvula de escape.

Ou você nunca ouviu aquele ator ou atriz famoso dizendo que começou a fazer teatro pra perder a timidez,mas acabou se encantando?

Também temos nossas vantagens.Ficamos vermelhos.Tem gente que acha super charmoso gente tímida.E sim,é uma forma mais delicada e digamos,exclusiva de ver a vida.Conseguir a amizade e o amor de um tímido é um prêmio . { considere-se orgulhoso}

Enfim.Por último,só uma coisa que eu sempre tento lembrar a mim mesma : não,não tente deixar de ser tímido ou tímida.Não tente ser o mais sociável do mundo instantaneamente.

Apenas aceite isso como parte da sua personalidade.E não se destrói parte de quem você é.Respeite o seu tempo para se comunicar e outros vão ter que respeitar também.Com o tempo,você adapta sua timidez,aquela que é só sua,ao mundo.E ele que trate de se adaptar também 🙂

Fotos : weheartit.com ❤

Anúncios